terça-feira, 7 de setembro de 2010

Devoção

     Leão era covarde.
     Desde filhote temia a tudo. Sempre estava escondido entre as patas de sua mãe quando ouvia qualquer ruído, e nunca foi capaz de caçar sua refeição sozinho. Cresceu, e nada mudou. Embora tenha conhecido o grande Mágico que habitava o seu reino, que lhe prometera coragem absoluta, Leão não sentia-se destemido o bastante.
     Nessa época, todos do bosque do Reino de Oz estavam migrando para a fabulosa Cidade das Esmeraldas. Ouvia-se boatos que todos que foram para lá viviam na mais plena felicidade. Leão, que não tinha coragem de ir sozinho a tal cidade novamente, zombava de todos aqueles que se aventuraram. Na verdade, ele disfarçava seu descontentamento em não poder ir até lá com seu desdém, até que um dia percebeu que ficara totalmente sozinho no bosque. Apavorado, saiu em busca de alguém que o pudesse levar até a longínqua Cidade das Esmeraldas.

     Primeiramente, encontrou Dorothy. Ele a viu de longe, com seus cintilantes sapatos vermelhos e suas vestes chamativas. Dorothy era bela, destemida e fazia tudo o que lhe vinha à cabeça. Seria uma ótima companhia até onde queria ir. Entretanto, Leão a achava bela demais para andar com um animal tão grotesco e selvagem. Achou que, talvez, a garota sentiria vergonha de andar com ele e apenas o ajudaria a chegar à Cidade das Esmeraldas por pena. Leão ficou preso em suas inseguranças de tal forma que o tempo passou e a garota seguiu seu caminho para o parque do Reino. Provavelmente, Dorothy precisava voltar para o Kansas, e seu balão estava de partida junto com seu cão, Totó. Ela iria viver sua feliz vida no interior junto com seus tios, tornaria-se uma bela mulher e seria alguém importante em seu mundo. E Leão continuou sem ninguém.
     Seguiu procurando.

     Já era noite quando avistou ao longe o Homem de Lata. Ele tinha uma expressão distante em seu rosto, como se não fosse lembrar quem Leão era. O animal ficou novamente com medo de ser ignorado, e deu a volta pela clareira do bosque para não ser visto. E Leão continuou sem ninguém.

     Cansado de caminhar pelo infindável bosque, Leão vê uma enorme plantação de algodão. A cruz de madeira no meio do grande campo estava vazia. Repentinamente, o Espantalho lhe aparece, falando pelos cotovelos. Agora que tinha um cérebro, Espantalho falava sem pausa alguma sobre si mesmo. Com medo de perder a calma com o seu velho amigo, Leão não comentou nada sobre a sua vontade de retornar à Cidade das Esmeraldas, e logo se despediu.
E Leão continuou sem ninguém.

     Agora, totalmente sozinho, Leão perdeu todas as suas esperanças em sair do bosque. Perguntou-se, então, por quê todos os seus amigos conseguiram alcançar suas vontades, menos ele? Será que o grande Mágico de Oz havia se esquecido do grotesco animal? Ou, quem sabe, Leão não tomou a dose suficiente da poção que lhe dava coragem? Enquanto se afogava em suas próprias sombras, uma voz segura e confortável o envolveu.
     - Por que você ainda está aqui, Leão?
     Ao olhar para trás, viu o Homem de Lata, banhado pela tênue luz dos vagalumes.
     - Eu queria estar na Cidade das Esmeraldas, mas não sei chegar lá sozinho - choramingou Leão.
     - E por quê você não pediu ajuda de ninguém?
     - Eu fiquei com medo de ser ignorado.
     - Até por mim?
     - Principalmente. Eu fiquei com medo que você não lembrasse de mim, ou simplesmente não quisesse a minha companhia, já que faz tanto tempo que não nos vemos. - Leão disse com uma voz fraca.
     - E por que você não me perguntou? Como pôde deduzir que eu faria isso com você? Eu lhe ajudaria sem hesitar se você me pedisse. - disse o Homem de Lata, indignado.
     - Eu sou inseguro demais, Homem de Lata. Eu acho que não encontrei toda a coragem que precisava.
     - Eu te ajudo a encontrar.
     Os dois seguiram pelo bosque, na enluarada e quente noite, até chegarem à estrada de tijolos amarelos. Enquanto caminhavam rumo à Cidade das Esmeraldas, conversavam e riam, como nos bons tempos que se conheceram. Leão, finalmente, encontrou sua coragem para chegar ao seu destino no Homem de Lata.
     Agora, só lhe resta encontrar a coragem em si mesmo.


0 comentários:

Postar um comentário